Com o aumento contínuo da demanda nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Contagem, o teleatendimento vem se consolidando como essencial para a ampliação do acesso da população ao serviço público de saúde, contribuindo significativamente também para a redução do tempo de espera. Entre janeiro e novembro de 2024, foram realizados 26.827 atendimentos nessa modalidade, uma média de 2.439 atendimentos por mês, o que representa um crescimento de 43% frente ao registrado em 2023 (1.700).
De acordo com a coordenadora do teleatendimento, Renata Moreira Lopes, são atendidos, atualmente, uma média de 20% dos pacientes selecionados com a pulseira verde (baixa urgência) na classificação de risco nas unidades. “Isso significa uma redução no tempo de espera do paciente e também a liberação do tempo do médico presencial para o atendimento aos pacientes com maior criticidade, ou mesmo os classificados como verdes, mas que não se encaixam no perfil para o atendimento on-line”, explicou.
Implantado no contexto da pandemia, como opção de atendimento na UPA JK, o teleatendimento foi ampliado ao longo de 2024, o que também contribuiu para o aumento significativo no número de consultas realizadas. “A flexibilidade da agenda do plantonista do on-line nos permite verificar, em tempo real, qual UPA apresenta maior demanda e tempo de espera. Assim, direcionamos mais horários de atendimento para aquelas unidades e impactamos positivamente em tempo real”, destacou Renata Lopes.
Adesão crescente da população
Um dos desafios que tem sido superados pelo teleatendimento é a aceitação, por uma parte dos usuários, que não viam no atendimento on-line uma alternativa viável para consultar um médico no atendimento das UPAs. Contudo este cenário vem mudando e, cada vez mais, as pessoas, ao serem classificadas como aptas à modalidade, aceitam e avaliam como positiva a experiência.
“Hoje temos maior aceitação do público, que tem se acostumado com a agilidade e comodidade do atendimento on-line. Atualmente, muitas pessoas já chegam nas unidades pedindo por esse tipo de atendimento. As equipes nas UPAs e médicos da Central de Teleatendimento já estão bem alinhados ao funcionamento do serviço, entendem a necessidade de que seja um atendimento mais preciso e rápido, se tornando grandes parceiros para o bom funcionamento da telemedicina no munícipio”, explicou Renata Lopes.
Especialidades Médicas
Outra novidade implantada no segundo semestre deste ano é a discussão de casos entre os médicos das UPAs e especialistas na Central de Telemedicina, um serviço que, aos poucos, vem crescendo e se tornando importante para proporcionar mais agilidade e assertividade na tomada de decisões em relação aos pacientes nas unidades. Atualmente, as especialidades disponíveis para discussão pela telemedicina são neurologia, urologia, cardiologia, neurocirurgia, nefrologia e cirurgia torácica.
“Estamos percebendo maior adesão dos especialistas e dos médicos horizontais das UPAs, visto que, em média, em 50% dos casos discutidos os pacientes são encaminhados para alta ou transferência para a unidade mais adequada para aquele tratamento. Isso reduz o tempo de atendimento e evita o deslocamento do paciente para realização de uma consulta que antes seria presencial. Além disso, as discussões realizadas possuem também um cunho educacional, uma vez que, por meio delas, temos uma melhoria no diagnóstico realizado pelos profissionais”, destacou Renata.
Atualmente, são realizados, em média, 50 atendimentos por mês nos quais se utilizam as discussões de caso com os especialistas na Central de Telemedicina. Essa é uma forma de ampliar e qualificar ainda mais o atendimento em saúde na rede de urgência e emergência de contagem, com benefício direto para os cidadãos.